12 de fevereiro de 2019

Como transformar sua casa em uma smart home.

Por Francisco Pontilho

Entendendo o que é uma casa inteligente:

Em novembro do ano passado, eu fiz um review com alguns dos itens que considero essenciais para dar os primeiros passos para “smartar” sua casa. Nesse vídeo eu utilizo os seguintes itens:

  1. Campainha inteligente da Ring (Video Doorbell 2).
  2. Caixinha de som intelegente da Amazon (Echo Dot 3ª geração).
  3. Tomada inteligente da Amazon (Smart Plug).
  4. Lâmpada inteligênte da Merkury, que também atende pelo nome de Geeni (pois é o app oficial deles).

Em primeiro lugar eu devo confessar uma coisa, no momento que eu gravei o review eu ainda era um “NEWBIE” nesse mundo de “smart coisas”, e hoje eu assisto o vídeo e vejo que eu poderia ter feito diferente, os recursos que eu aprendi ao longo do tempo, são impressionantes. Eu vou contar um pouquinho daquilo que deixei de fora lá no vídeo e que com certeza valorizaria MUITO os produtos que foram avaliados, vou começar explicando como uso tudo isso no meu dia a dia.

Acima de tudo eu vou dizer que a minha relação com o Echo Dot da Amazon e a assistente mais famosa do mundo, a Alexa, é uma relação de amor e ódio, as vezes ela me entende as vezes ela finge que não me entende, rsrs.

Todas as manhãs ao acordar, o primeiro lugar da casa que eu vou é para o meu escritório que também é o meu closet, eu já vou logo dando um bom dia para a Alexa, que me recebe com um bom dia de volta, ascende a luz do meu escritório, liga a minha cafeteira, me dá as principais noticias do dia e 10 minutos depois ela liga um exaustor que eu tenho instalado aqui no meu escritório, pois eu gosto de tomar meu café curtindo o meu cigarro eletrônico.

Criando rotinas para a Alexa:

O “bom dia” é uma rotina que eu criei dentro do software que é o coração da Alexa, toda vez que eu usar diser “Alexa, Good Morning”, ela vai executar toda a sequência da minha rotina matinal, conforme os passos abaixo:

  1. Envia um comando “liga” para a lâmpada inteligênte
  2. O mesmo comando para a tomada inteligente (smart plug) onde está conectada a minha cafeteira convencional
  3. Play o podcast dos sites de noticias que eu escolhi para escutar todas as manhãs
  4. E por fim envia um comando para a tomada inteligente que está conectado o meu exaustor.

Ensinando a Alexa (Skills):

Você também pode ensinar a Alexa a executar uma determinada ação quando alguma coisa acontecer, como por exemplo, avisar que o café está pronto ou então avisar que tem alguém tocando a sua campainha (claro que nesse caso você precisa de uma campainha inteligente).

Além disso, você pode ensinar novos idiomas, essa é uma função extramamente interessante para quem não fala inglês, pois você pode simplesmente ensinar que determinadas palavras, mesmo não sendo do idioma nativo dela, tem que dar inicio a certa função/rotina.

Rotinas e skills são as 2 principais funções da Alexa, o único limite é, aquilo que não depende de energia elétrica para funcionar, mas de resto, até trocar de canal usando comando de voz você consegue.

Produtos de casas inteligente mencionados nesse post:

  1. Campainha – Ring  Doorbell 2
  2. Alexa Amazon Echo Dot 3ª geração
  3. Tomada inteligente – Amazon Smart Plug
  4. Lâmpada Merkury smart bulb – Geeni 

Recomendo também os seguintes produtos:

  1. Gosund Kit 4 Tomadas inteligentes
  2.  Phillips Hue – Starter kit
  3. Fechadura Inteligente – August Smart Lock