Vale a pena importar dos Estados Unidos para revender?

Todo mundo conhece um “muambeiro” ou conhece alguém que conhece. Vou primeiro explicar a diferença entre o “Muambeiro” e o Importador. O importador é aquele cara que você vai comprar produtos originais 30-40% mais barato do que você encontraria no Shopping, Já o Muambeiro é o cara que vai te vender o produto pelo mesmo preço que o importador, porém ele está comprando produtos na China, réplicas.

Da para ganhar uma grana extra importando dos EUA?

A resposta dessa pergunta virá ao longo desse post, no entanto, revender produtos importados é um trabalho que requer dedicação e a recompensa pode ser algo surpreendente.

Até quanto eu posso ganhar por mês?

Vai depender de quanto tempo e quanto dinheiro sobrando você tem para investir nessa empreitada, eu sugiro que você comece devagar, explore um pouco de cada mercado e encontre aquele produto que tenha mais saída na sua região.

O Importador é uma alternativa que muitas pessoas preferem, por dois motivos simples:

Em primeiro lugar o preço, desde a primeira venda você precisa pensar pra frente, se você vender 1 camisa com 20-30% de margem de lucro você ganha 30-50 reais, mas daqui alguns meses você vai estar vendendo 50-100 camisas e ganhando 1500-3000 reais extras. Em resumo, não coloque preço de shopping nos seus produtos.

Do mesmo modo que comprar através de um importador pode ser uma opção economica, pode também ser uma opção de compra comoda, você vai até a casa do cliente ou a sua “lojinha” é no mesmo bairro que o cliente mora.

O quanto você irá investir de tempo e dinheiro atuará em conformidade com o quanto você vai ganhar por mês. Por exemplo, se você investir 2 mil reais, você vai ganhar entre 300 e 1000 reais de renda extra. Em outras palavras, quanto mais tempo e dinheiro você investir maior será o seu retorno.

As melhores épocas para fazer compras

Ser um importador é planejar suas compras. Primeiro você precisa determinar o que você vai vender, eletrônicos, roupas, maquiagem, artigos de bebês?

Depois que você determinou isso você precisa entender que existem épocas do ano em que sua margem de lucro vai chegar nos 30-50% e haverão épocas que vai ficar nos 15-20%.
Você como importador não pode se dar o luxo de parar de vender, então não queira vender só quando for mais lucrativo, por que o cliente que não te encontrar disponível uma vez, não volta mais.

Aqui nos Estados Unidos existem vários períodos do ano em que você vai aumentar sua margem do lucro ao extremo, como fazer compras em feriados e datas festivas, por exemplo:

  • Martin Luther King Jr. Day (Janeiro)
  • Presidents Day (Fevereiro)
  • St. Patrick’s Day (Março)
  • Páscoa  (Abril)
  • Dia das mães (Maio)
  • Memorial Day (Maio)
  • Dia dos Pais (Junho)
  • Fourth of July (Julho)
  • Amazon Prime Day (Julho)
  • Labor Day (Setembro)
  • Columbus Day (Outubro)
  • Black Friday  (Novembro)
  • Cyber Monday (Novembro)
  • Natal (Dezembro)
  • Ano Novo (Dezembro-Janeiro)

Além disso nós Brasileiros temos uma vantagem de estarmos abaixo da linha de equador e nossas estações (Inverno, Verão etc…) começarem depois que as estações aqui nos Estados Unidos terminam ou seja, quando tem liquidação aqui, as coisas estão sendo inseridas nas vitrines por ai. E liquidação aqui amigo, não é brincadeira, as lojas liquidam mesmo.

No final de Janeiro começam as liquidações de Inverno e é uma excelente época para você estocar para o Inverno Brasileiro. E no final de de Setembro começam as liquidações de Verão e o Brasil começa a pegar fogo nessa mesma época.

O que importar

Roupas (adulto e infantil), Calçados, Eletrônicos, Celulares, Cosméticos, Artigos esportivos, Suplementos, Bicicletas, Peças para Auto etc.

Eu recomendo que você trabelhe com algo que você se identifique e goste de falar sobre, em contrapartida, quem quer ganhar dinheiro, estuda o produto e vende qualquer coisa.

E um detalhe importante, pesquise o preço do item ai no Brasil antes de você comprar, isto é, não compre produto que será vendido pelo mesmo preço que o produto é vendido no Shopping em 12x s/ juros. Alguns bons exemplos de compra:

Respondendo a pergunta principal…

Vale a pena importar para revender? Se depois de tudo isso você ainda estiver em dúvida, me desculpe a sincerirade, você realmente não está disposto a investir algumas horas do seu tempo a prol de uma graninha extra ou você não precisa de uma graninha extra e está aqui apenas de curioso.

 

 

Francisco Pontilho

Entrepreneur, Co-Founder @ Zip4Me, NLP Practitioner and Carnegian.

You may also like...

2 Responses

  1. Frank Miler disse:

    Essas são ótimas dicas para quem quer começar a importar produtos dos Estados Unidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *